Visitantes

Pão de Ló tradicional da região do Porto

É o bolo que mais gosto e o bolo que me faz perder a cabeça. Há quem diga que é um vicio herdado do meu avô Zé Malaguerra, uma vez que ele tinha a mesma reação que eu a este bolo. Não sei! Na verdade é algo que me faz até sonhar!
Também é um bolo tradicional cuja massa é batida durante muito tempo. Pensando nos braços das senhoras antigas que o batiam, dá-me ainda mais respeito pela arte da pastelaria.
Graças a Deus que existem as batedeiras ou como gosto de lhes chamar - os "braços da Maria". Mas mesmo assim não se deixem enganar: é um verdadeiro teste à qualidade da maquina. Já cheguei a queimar uma em plena aula! Mas vale tão a pena!!!
 
Tenham por favor:
 
4 ovos

8 gemas

250g de açúcar

150g farinha sem fermento

papel vegetal
 
 
Bata o açúcar com os ovos e as gemas durante cerca de 30minutos. Junte a farinha

peneirada, em chuva, e bata mais 10minutos em velocidade lenta. Verta o preparado

numa forma previamente forrada com papel vegetal e leve ao forno, pré-aquecido, a

180ºC, durante cerca de 30minutos, ou até o palito sair limpo.

Deixe arrefecer bem e polvilhe com um pouco de açúcar em pó.

Nós por cá comemos mesmo a sair do forno.... ai que bom!!!
Um Bom proveito!

Sem comentários:

Enviar um comentário