Visitantes

Rissóis

 
Nada melhor que fazer rissóis numa pressa, num lanche, viagem etc.
Estes são incrivelmente versáteis, pois podem ter imensos sabores: salgados ou doces. Tudo depende da imaginação e hora de serviço.
São tão fáceis de fazer e ao mesmo tempo tão próprios de guardar, pois congelados duram semanas. Práticos! Depois de feitos e congelados, é só fritar e servir!

A massa é uma variante da massa Choux usada nos profiteroles, éclairs etc. Foi inicialmente usada para recheios salgados, mas que se tornou igualmente deliciosa com recheios doces como chocolate, doce de ovos, doce de amêndoa (fazendo lembrar as azevias), geleias, marmeladas, gelados, etc.

Deixo aqui a receita para a massa:
 
1 chávena bem cheia de farinha sem fermento 
1 chávena mal cheia de água com um dedo abaixo da borda
1 pitada de sal
1 colher de sopa de manteiga
Aromatize consoante o recheio a usar:
use zeste de limão ou laranja e pau de canela se rechear doce
use tomilho, cominhos ou noz moscada se rechear com carnes
use gengibre, pimenta rosa ou açafrão se rechear com peixes
 
Leve a ferver a água com a manteiga, o sal e os aromas. Junte a farinha e com a colher ou espátula deixe cozinhar, mexendo sempre até formar uma bola de massa que se despegue do fundo da panela.
Retire e deixe arrefecer.
Depois de arrefecida, trabalhe-a com o rolo em cima da bancada, fazendo os seus rissóis.
 
Ideias para recheios:
Frango:
    2 peitos de frango 1 cebola média picada
    1 dente alho picado
    1 c. sopa manteiga
    1 fio de azeite
    salsa fresca q.b.
    1 pitada de sal e pimenta
    1 c. sopa de farinha
    1 c. café de caril
    Vinho branco q.b.

Coza a carne em água com um pitada pequena de sal. Depois de cozida, deixe o frango arrefecer e desfie-o. Reserve o caldo. Num tacho deite a manteiga e o azeite e leve a aquecer. Junte o alho e a cebola e com o lume no mínimo cozinhe a cebola até esta estar macia. Acrescente o frango desfiado e o caril e deixe 3 minutos em lume brando.3. No caldo onde cozeu o frango deite o vinho e leve novamente ao lume a aquecer, mas sem deixar ferver.
Polvilhe o frango com a farinha e mexa bem para não ganhar grumos. Junte 2 conchas de sopa do caldo quente e mexa para desfazer bem a farinha, mas deixe engrossar o recheio um pouco. Verifique os temperos e desligue o lume. Junte a salsa finamente picada. Mexa e deixe arrefecer. O recheio não deve ficar nem muito liquido nem muito espesso.

Dica: Substitua o frango por outras carnes ou mesmo por enchidos!

De Camarão (esta receita foi-me passada por uma colega que a tirou de outra fonte - infelizmente não sei qual - um dia ela fez e eu adorei e também fiquei com a receita):
"200 grs. de camarão
1 cebola média
2 colheres de sopa de margarina
2 colheres de sopa de farinha
2,5 dl de leite ou caldo de camarão
salsa
sal e pimenta
sumo de limão
2 gemas
Cozem-se os camarões e descascam-se. Pisam-se as cascas e as cabeças e levam-se a refogar com a cebola e um pouco de margarina. Cobrem-se com água e deixam-se ferver. Entretanto, pica-se a cebola muito finamente e leva-se a alourar com a margarina. Polvilha-se com a farinha, deixa-se esta cozer um pouco e rega-se com um pouco de leite e o caldo obtido da cozedura dos camarões, tendo o cuidado de o coar antes de utilizar. Deixa-se o creme cozer até estar bem espesso. Tempera-se com sal, pimenta e sumo de limão e adicionam-se-lhe as 2 gemas. Junta-se ainda um pouco de salsa picada. Deixe arrefecer o creme antes de utilizar.
 
Dica - Os camarões podem ser substituídos por peixe, atum ou por bacalhau. Deve sempre adicionar-se um pouco de leite ao caldo porque o creme ficará assim muito mais macio e saboroso."
 
Enfim já se sabe que existem 1001 possibilidades de tornar a receita desta massa para rissóis muito mais apelativa e muito deliciosa!
 
 Um Bom proveito!



Sem comentários:

Enviar um comentário